
A Prática da Natação e Hidroginástica no Inverno
Registramos que no início do Outono e inverno, a frequência às aulas dos alunos de Natação e Hidroginástica reduz, mesmo nossas piscinas sendo aquecidas.
A Natação e hidroginástica deverão ser praticadas o ano inteiro, em todas as estações. Com estas atividades adquirimos benefícios para nossa saúde. Como:
– Melhora no sistema cardiorrespiratório
– Auxílio para perda e manutenção do peso
– Auxílio no tratamento de doenças respiratórias
– Fortalece o sistema imunológico
– Causa bem-estar
– Combate ao stress
É no inverno que necessitamos mais da atividade física.
Nadar no inverno produz anticorpos para tornar o organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura, auxilia na prevençãode doenças, como gripes e resfriados; melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias.
Com a queda da temperatura, o organismo necessita de mais energia para manter o aquecimento corporal e consequentemente nos alimentamos mais, de alimentos altamente calóricos, quentes, levando assim, a um aumento do peso corporal total, prejudicando todo o esforço realizado nas aulas durante o calor.
Tome cuidado com o choque térmico. Além de se exercitar em uma piscina coberta e aquecida, não esqueça de levar tolha, roupão e chinelo para se proteger logo que sair da água. Antes de sair da academia e entrar em contato com a temperatura externa, se agasalhe bem, mesmo que esteja sentindo calor. Também é importante secar os cabelos e proteger os ouvidos.
Não abandone as piscinas no inverno. Por mais que pareça desconfortável atividade aquática no inverno, deixar de pratica-la causa prejuízo maior. Tomando os cuidados necessários com sua condição de prática, agasalhos, aquecimento, alimentação e outros. É possível eliminar o estigma de que é uma atividade imprópria para o inverno.
Professora Ana Cristina