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Alongamento E Flexibilidade

Alongamento e Flexibilidade

A LONGAMENTO       

Exercícios físicos que visam manter, desenvolver e melhorar mobilidade articular. A flexibilidade pode ser melhorada com exercícios específicos de alongamento muscular.

FLEXIBILIDADE

“Amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações” (CORBIN et al, 1978).

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE

  • Relaxamento muscular;
  • Relaxamento do estresse; 
  • Prevenção de lesões músculos articulares;
  • Evita encurtamentos músculos-tendíneos, prevenindo problemas posturais;
  • Alivio de dor na lombar;
  • Elimina ou reduz os nódulos musculares, diminui a rigidez muscular, etc.

IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE

  •  Aperfeiçoamento motor;
  • Profilaxia de lesões;
  •  Melhora da postura;
  •  Consciência corporal
  • RESPIRAÇÃO E CONCENTRAÇÃO: A respiração total e profunda ajuda o indivíduo a relaxar e a se concentrar, melhorando sua consciência corporal, facilitando assim a obtenção de maiores graus de flexibilidade.

ORIENTAÇÃO DO COLÉGIO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

  • TIPO: rotina de alongamento gerais usando técnicas estáticas ou FNP.
  • FREQUÊNCIA: mínimo de 2 a 3 dias por semana.
  •  INTENSIDADE: até uma posição de leve desconforto.
  •  DURAÇÃO:– 10 a 30 segundos para o estático;
  • – 6 segundos de contração seguidos;
  • – de 10 a 30 segundos de alongamento assistido para o FNP.
  •  REPETIÇÃO: 3 a 4 para cada exercício de alongamento.
  •  Alongamentos não requerem muita flexibilidade podem ser lesivos a pessoas pouco flexíveis, ao invés de ajudar;
  •  A escolha dos exercícios deve ser de acordo com a necessidade do grupo ou aluno.
  •  Evitar bloqueio respiratório durante as sessões de alongamento;
  •  Em caso de exercícios em dupla, enfatizar que quem determina a amplitude máxima é o executante e não quem está auxiliando.

 

Professor Domingos Alexandre (Alê)

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