skip to Main Content
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A NATAÇÃO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A NATAÇÃO INFANTIL

“DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A NATAÇÃO INFANTIL”

Quando falamos sobre desenvolvimento logo nos vem à mente as questões sobre aprender,
evoluir, crescer e conhecer.
No momento em que colocamos os nossos filhos para aprender um esporte, seja ele qual for,
queremos logo saber sobre como anda essa evolução, a aprendizagem, o desenvolvimento
técnico, a mostra de resultados, o dia das apresentações, a nossa hora de medir todo esse
esforço, e tudo que nos aponte como vai toda essa “aposta” nos nossos pequenos – grandes
campeões.
Mas muito além dos resultados e demonstrações, precisamos lembrar o quanto tudo isso está
propiciando e trazendo a eles ganhos positivos para a vida.
E quando se trata da natação, o ambiente aquático é um excelente lugar e um grande
desafiador para toda essa aquisição de conhecimento.
Desde perceber seu corpo e seus gestos, sua capacidade de entender as propostas
estimuladoras das aulas, a memorização e compressão de assuntos tão complexos que fazem
parte da nossa rotina e tão peculiares para nossos mini – atletas, quanto o de descobrir,
adquirir e aperfeiçoar capacidades que os acompanharão para o resto da vida.
No DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, estamos falando sobre habilidades mentais, de conhecer
o mundo, evoluir seu pensamento, a capacidade de raciocínio, melhorar e desenvolver sua
atenção e sua criatividade, tendo tudo isso e muito mais nas aulas de natação, desde a mais
tenra idade.
A NATAÇÃO também é isso! Estimular as crianças sobre o mundo exterior. A capacidade de
crescer e evoluir, e ter tudo isso como experiência formadora para uma vida saudável.
É gratificante ver as mudanças que vão acontecendo ao logo do tempo em uma série de
aspectos:
O Corpo necessita de movimento. Crianças que vêm por necessidades motoras, como por
exemplo, ganho de força, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, correção de desvios
posturais, dentre tantos interesses em se tornarem fisicamente melhores e alcançarem seus
objetivos. APRENDENDO a se movimentar.
É preciso conhecer, respeitar e de modo geral, entender o convívio com os demais,
aprendendo e treinado nossa interação e associação interpessoal. Estamos aqui praticando e
formando o indivíduo, aprimorando sua personalidade e sua capacidade de se relacionar. De
um modo geral é o respeito e o convívio que está em jogo.
E por fim o desenvolvimento intelectual. Estamos em constante aprendizado. Toda e qualquer
estimulação, seja ela visual, auditiva, tátil está sendo utilizada para desenvolver a inteligência,
o conhecimento de tudo o que, a todo tempo, nos rodeia. Todas essas capacidades nos
acompanham em todas as nossas experiências e o DESENVOLVIMENTO COGNITIVO será um
processo interno e individual que podemos simplesmente observar.
Todo e qualquer estímulo será válido em qualquer fase de nossas vidas. O importante é que
seja constante, uma troca de prazer, sensações e emoções e que nos trarão cada vez mais
sensibilidade e destreza; e nas crianças um “cérebro pronto” para respostas e exigências que
nos rodeiam e nos colocam a prova na formação da inteligência. Nos desenvolvemos todos os
dias, seja esse desenvolvimento físico, psicológico, emocional e social.
E que a água seja o transmissor de positividade e o elemento condutor de tudo que há de
melhor para os nossos pequenos em suas vidas e evolução. Hoje, amanhã e depois.
Nadar é tudo de bom!!!
Abç
Prof. ͣMary

Back To Top
WhatsApp chat