skip to Main Content
Temperatura Ideal Para Prática De Atividades Aquáticas Em Piscina

Temperatura ideal para prática de atividades aquáticas em piscina

Um dos assuntos de maior controvérsia nas academias de natação. Tema sempre levantado e discutido entre professores e alunos. Alunos sempre em busca de uma água mais quente e professores explicando os motivos do porque isso pode ser ruim. Médicos são sempre unânimes em dizer que há riscos de queda de pressão que podem levar a tonturas e até mesmo desmaios no momento de sair da água e dilatação das varizes que podem se agravar.

Para facilitar o entendimento da temperatura da água em relação a prática de atividade físicas iremos distinguir em cinco classificações diferentes:

1. Até 15.5ºC: temperatura para a prática de atividades radicais e extremas. Como travessias em lagos no Canadá, mergulhos no gelo e etc. sempre com o uso de roupas de borracha com tecnologia de isolamento de temperatura (neoprene). E mesmo assim ainda há o risco de hipotermias e o acompanhamento médico deve ser constante e severo.

2. De 16ºC à 24ºC: nesta faixa de temperatura já temos a permissão oficial para a prática de atividades em águas abertas e esportes radicais como surf, windsurfe, kitesurf, bodyboarding e mergulho. Porém, deve-se pratica com roupas de borracha adequadas.

3. De 25ºC à 28ºC: De acordo com a regra FR 2.11 da FINA, essa é a faixa de temperatura oficial que piscinas devem apresentar em suas águas. Nestas condições temos a prática de competições oficiais e extra oficiais de Natação, Saltos Ornamentais, Pólo Aquático e Nado Sincronizado, assim como a prática avançada de treinamento desses esportes. Essa é a temperatura da água ideal para atletas e prática de alto rendimento. Dentro desta faixa de temperatura podemos também citar as grávidas, que podem até chegar a ter contrações em função de temperaturas elevadas, o nível ideal para elas é entre 22 e 26ºC, trabalhando com um temperatura de no máximo 29ºC.

4. De 29ºC à 30ºC: 95% das academias regulam suas piscinas nessa faixa de temperatura. Considerada a temperatura comum de uma piscina comercial. É a temperatura ideal para conforto e prática comum de atividades físicas na água, evitando possíveis problemas ocasionados pela elevada temperatura da água. Logo, podemos concluir que toda prática de Natação e Hidroginástica em todos níveis e idades é realizada nessa faixa de temperatura da água, com exceção dos bebês que citaremos na classificação que segue.

5. De 31ºC à 32ºC: Essa faixa de temperatura da água elevada é reservada para a prática, vivência e aprendizagem de bebês de até 2 anos de idade. Também sendo recomendada para a Hidroterapia e vivência de deficientes físicos com movimentação espontânea muito comprometida. Nestas condições térmicas o tratamento químico da água deve ser muito rigoroso e deve possuir acompanhamento de um profissional habilitado.

Essas são as classificações de temperatura da água que temos na prática de atividades físicas. Como podemos concluir, tanto temperaturas muito baixas como temperaturas muito elevadas podem gerar problemas para o corpo humano e riscos a nossa saúde. Para a prática de atividades aquáticas em piscinas a faixa de temperatura ideal é de 25ºC à 30ºC, faixa em que não nos oferece nenhum risco e nos proporciona conforto para a prática de atividades. Sendo assim é extremamente importante cuidarmos da temperatura da água para evitarmos dois problemas muito comuns que podem ser potencializados pela água quente: a pressão baixa e as varizes. Não podemos esquecer que durante a prática de atividade física nosso corpo produz calor com os movimentos, portanto, a água deve sempre estar em uma temperatura mais baixa que a corporal, a fim de proporcionar a termodinâmica ideal.

RECOMENDAÇÕES PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA AULA:

– Usar roupas adequadas para atividades aquáticas, para o maior conforto e mobilidade.

– Se possível utilizar meias antiderrapantes para a prática de Hidroginástica.

– Comer no máximo 1h antes da aula .

– E é imprescindível passar no chuveiro/ducha, morna/fria, afim de adaptar o corpo para a temperatura da piscina. Já que o corpo humano tem em média 36°, então é normal que sinta certa diferença ao entrar na água.

Bibliografia: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/temperatura-da-agua-e-atividade-

 

Profª Vanessa

Back To Top
WhatsApp chat